19-08-2021

A Associação Lusa do Canário Arlequim Português é uma Associação temática com enfoque no Canário Arlequim Português, constituída em 19 de Agosto de 2021, filiada na FOP e tem a sua Sede no Concelho de Odivelas, Distrito de Lisboa.

Na prossecução dos seus fins, tem como objetivo primordial desenvolver, promover, divulgar, incentivar, orientar e organizar a prática de atividades desportivas e culturais e em tudo o que se relacionar com o Canário Arlequim Português.

A ALCAP, no seguimento da sua estratégia de instalação e crescimento está empenhada em reforçar o contigente de criadores simpatizantes e afectos à raça de canários de porte, Arlequim Português, sob o auspício da ornitologia portuguesa de uma forma geral. Desse modo, pretende ser a agregadora da vontade e da pluralidade dos interesses dos criadores desta raça extraordinária, sejam portugueses ou estrangeiros, mas que se identifiquem com o nosso ADN e que sintam que a Associação é um ponto de encontro entre todos os criadores ou simpatizantes. Um local que promova o conhecimento e a troca de experiências e que nos torne competitivos nos concursos; Um espaço onde possamos obter benefícios e descontos, onde possamos simplesmente trocar ideias e contribuir para a divulgação desta “forma de estar”.

É tempo de renascer, de envolver, de crescer, de expandir, de globalizar. Este crescimento que se sente, é uma renovação constante de esperança num futuro promissor mas ainda com um longo caminho a percorrer.

Estes são os pilares do nosso “edifício”: externamente, devemos privilegiar o relacionamento com os outros clubes e com a própria Federação numa ação de unidade, de espírito parceiro e conciliador. Este é um contributo responsável da ALCAP para bem da Ornitologia. Devemos rejeitar atitudes beligerantes, por um lado, mas também teremos de estar atentos na defesa dos nossos valores, por outro; Internamente, teremos como missão, a organização de eventos. O nosso enfoque estará na formação com o apoio e orientação da Academia do Arlequim Português e do seu Colégio de Honra, que são a base de angariação dos associados. A comunicação, o Marketing ou a negociação com parceiros e a angariação de subsídios serão muito importantes na capitalização dos nossos recursos. Sejam bem vindos à Associação Lusa do Canário Arlequim Português.

De todos para todos!