A Academia do Canário Arlequim Português é o veículo a partir do qual a ALCAP desenvolve toda a sua atividade. A Academia atua, fundamentalmente, em três eixos: a formação, a competição e a intervenção.

Formação: A Academia promove debates, sejam eles sob a forma física, ou através de webinares, workshops e conferências, cursos e outras atividades conexas. Apoia projetos inovadores, estudos e propostas ou publicações.

Competição: A Liga de Honra é uma novidade em Portugal. Reúne os melhores criadores num Ranking que é publicado anualmente. Um colégio de criadores desenvolve um conjunto de iniciativas como as "provas cegas interpares" e são atribuídos prémios.

Intervenção: A Academia tem uma responsabilidade social relacionada com a proteção da Natureza e equilíbrio ecológico, assegurando e contribuindo para a saúde dos canários através da colaboração veterinária e outros meios como a divulgação de informação preventiva.

Patrono: Jorge da Luz Mano

Começou como criador de canários por volta de 1983. Dos vários prémios que recebeu e talvez os mais relevantes, foram os de Campeão Nacional com Canários Gloster e Frisado Parisiense. Primeiro lugar em Glosters e Arlequim Português de Poupa na exposição Internacional Avixira, cinco penas de ouro para o melhor Canário Frisado da exposição (cinco em seis anos). Medalha de bronze no Mundial do Porto em Canários Frisado Parisiense, Campeão do Mundo em Canário Frisado Parisiense no Mundial de França e Vice-Campeão em Canários Arlequim Português de Poupa no mesmo Mundial. A nível de exposições nacionais recebeu dezenas de prémios.

Foi juiz nacional desde 1989. Desde 1996 é juiz internacional OMJ/COM. Entre os vários julgamentos que fez, destacam-se dois mundiais em Itália, um em Portugal e um na Holanda. Foi um dos juízes responsáveis no processo que levou à homologação da raça do Canário Arlequim Português em 2010. É juiz jubilado da FOP desde 2016.

Amigo do Professor Armando Moreno, esteve desde o início ligado ao Arlequim Português, nomeadamente por via da sua grande experiência como criador de canários de porte.